terça-feira, 27 de março de 2012

O meu pin.

Nunca vi Pina Bausch ao vivo, viva. Nunca vi sua companhia dançar mesmo depois de Pina morta. Meu universo de dança é composto por companhias nacionais e pela influência da turma de Klaus Vianna e Ivaldo Bertazzo, introduzidas pelas minhas irmãs, que dançam. E muitas performances na época de faculdade, claro.
Dança é uma arte que me causa um certo incômodo. A ausência de palavras briga com aquele tanto de letra que é exibido o tempo todo em meu cérebro, que acabam me atraindo mais. Isso também vale para as artes visuais. Mesmo sem querer, gastei uma parte da segunda-feira para tentar resolver isso.
Sempre tive medo de não gostar de Pina Bausch, assim como de Guimarães ou Dostoievski. Acho que era um bom dia para esconder este medo, ou tentar vencê-lo. Poderia ir, não gostar, não contar para ninguém e ainda colocar a culpa no dia da semana. Ninguém precisava me ver nem perguntar algo sobre. O filme me ganhou de cara, a 1ª frase que assimilei falava algo assim: "o que as palavras não podem dizer, a dança pode expressar." Esta frase me lançou para dentro do filme e do universo de Pina Bausch. Ela virou, naquele momento, o meu mundo de cabeça para baixo porque, para mim, sempre foi assim: o que as imagens não podem expressar é que é dito pelas palavras. Talvez o que eu precisasse mesmo era dessas palavras para entender melhor a dança, para ser absorvido por aquelas imagens, e compreender de uma maneira mais profunda outras linguagens. E como estas, em conexão, se unem para uma leitura muito mais interessante do mundo em que vivemos. Às vezes não se pode falar, e sim, expressar. Desenhar, vestir, cantar, iluminar, ilustrar, explodir. E tudo isso se une neste filme-dança-poesia: expressão corporal, direção de arte, locações (e que cidade!), luz, figurino. E quão sábias foram estas palavras, gestos e imagens para mim. Pina e sua dança, Wenders e seu cinema foram expressões tão importantes que me fizeram, até, escrever.