sábado, 5 de julho de 2008

Sem medo

Mesmo muita gente sendo contra, achando feio, chato, brega, um ataque ao bom gosto, antigo, pouco moderno, nada tecnológico, perda de tempo, fiz isso sim. Não vou mentir ou esconder. Não, nåo negarei. Fui sim e daí? Que que tem?


Olha, hoje fui ao teatro e algumas frases do belo texto se fixaram desta forma na minha mente:


"No pôr do sol, a lua coloca o sol para dormir.

O relâmpago é um beijo do céu na terra.

O medo é a véspera da coragem.

Se não temos tempo para prestar atenção no ato de lavar o próprio rosto, significa que o tempo correu mais que nossas pernas."


Além destes aprendizados, concluí que insistir vale sempre quando o objetivo é buscar algo que toque lá na alma.

E que é sempre bom não ter o menor medo de se fazer o que gosta.


Segue o poema que serviu de inspiração para a bela montagem do Grupo Espanca!, de BH, que tenho o orgulho de acompanhar desde a primeira aventura:


Congresso Internacional do Medo - Carlos Drummond de Andrade


Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,

existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.

8 comentários:

Bel disse...

...um teatro bem feito é amplidão!
E eu que morei por aí e não conheci esse grupo? E eu... que faço teatro porque insisto em entrar e sair em mim? E eu.. que fui ontem no show da Marina Lima em Florianópolis e lembrei de ti?
Um beijo,
bel.

Ahmed Hamdan disse...

Olha só: vamos por partes. O Espanca é um grupo razoavelmente novo: fez apenas 3 peças. Todas ótimas. Vc morou aqui? Quando? E o show da Marina em Floripa foi bom? Este lugar Floripa Music Hall é um teatro? Que bom que se lembrou de mim. Bjao!

Bel disse...

Morei, sim.. em 2000. Já faz algum tempo e Belo Horizonte naquela época me assustou um pouco, sabe?
Bem... mas tem um belo horizonte mesmo...daqueles que mobiliza.
Quanto ao show... coisas que falaria em outro espaço. Infelizmente o show foi curto demais (umas 10 músicas).
O Music Hall é uma casa de shows que também existe em Curitiba (onde moro oficialmente). Tem uma bela estrutura física (de palco, de som) e é um lugar relativamente pequeno (o que torna o show mais intimista... a platéia fica bem mais próxima do artista). Marina sempre tem um público fiel (e por aqui, não foi diferente). Lembrei de ti...porque percebi teu imenso amor (muito similar ao que sinto por Arnaldo Antunes)...Entendo-te bem.
Um beijo,
Bel.

Unknown disse...

Não entendi uma coisa, o que é que muita gente acha "feio, chato, brega, um ataque ao bom gosto, antigo, pouco moderno, nada tecnológico, perda de tempo..."? Ir ao teatro?

Se for isso, essa "muita gente" é uma gente boba, boba... porque, depois de peças como essa que vimos (adorei te encontrar!), ficamos, no mínimo, diferentes... diferentes do que julgamos ser e temer... e acho que ficamos menos medrosos...

quem fica enfiado nos túmulos amarelos e apavorados do juízo de valor é que não perde o medo nunca... principalmente o medo de errar.

Ahmed Hamdan disse...

Rebecca, muitos "modernos" odeiam teatro. Mas concordo que seja por medo mesmo: de erra tb, mas principalmente de não ter acpaciadde para entender.

Ahmed Hamdan disse...

errar...capacidade...eu que não tive muito medo de errar desta vez!

Unknown disse...

:)

é por aí mesmo... medo de fazer algo que não é cool... medo de se queimar, talvez...

mas a peça foi linda, numfoi?

Ahmed Hamdan disse...

Incrível! Espanca está mandando ver. Está difícil ter aquela referência de teatro mineiro. A história é outra, muitos grupos novos e bons. Só tem que saber escolher, como tudo na vida, não é Rebecca? Pessoas...principalmente.
Bjo!