segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sabedoria moderna

"Sobre os desejos, classificados em naturais (entre eles, os necessários e os apenas naturais) e inúteis, a lição é: aprender a recusar prazeres que venham a causar sofrimento e, em determinadas circunstâncias, abraçar o infortúnio se dele advier, mesmo que a longo prazo, um prazer recompensador. O conhecimento dos desejos é fundamental para a escolha adequada do que trará saúde ao corpo e serenidade ao espírito, afastando assim a dor e o medo. Dessa maneira, o homem se satisfaria e não iria em busca do que lhe faltasse, já que a necessidade do prazer é sentida quando se sofre a ausência dele; portanto quando não se sofre sua ausência, não se sente sua necessidade."

Excerto da Carta Sobre a Felicidade, Epicuro (341 a.C - 270 a.C)

A palavra excerto é sugestão da Zahara (ah, esses portugueses!)
O ensaio é de Oscar Cirino.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ahmed!

Gostei muito de ler este excerto da "Carta sobre a Felicidade". O novo texto que está sobre a tua foto, lembrou-me um pouco o mito de "Narciso e Eco", talvez conheças... caso contrário, aqui fica a sugestão.

Beijo grande para ti.
Zahara

.
.
.
I have a new hat and
and I've called it...
"call me"
.
.
.

Ahmed Hamdan disse...

Zahara, totalmente o mito de Narciso. Adorei o "excerto". Não usamos muito esta expressão aqui no Brasil. E faça bom uso do seu novo boné Me Chama. Estou pecisando de um também. Podemos lançar uma coleção. Beijo,

Unknown disse...

confesso: roubei e postei!!!

Ahmed Hamdan disse...

Andrezza: roubar para o bem podhi!

Anônimo disse...

Roger disse:
Volto, já em novo ano e encontro este texto que traduz meu último monólogo no divã. Muito bom.
Roger.

Ahmed Hamdan disse...

O pior é que eu mesmo corro tanto atrás do prazer e, segundo o excerto, conclui-se que a razão é exatamente a ausência dele. Ai, ai...