segunda-feira, 23 de junho de 2008

Do(s) Pai(s)

O moço de 27 anos começa a sentir que está ficando com as formas arredondadas e diz:

"com tanta coisa boa para herdar do meu pai, eu tinha que puxar logo isso?"

Outro já perto dos 40 morre de medo de herdar a lustrosa careca do velho

e toma religiosamente um miligrama de finasterida todos os dias para reduzir a quantidade de hormômios masculinos no organismo.

A adolescente quer mudar muita coisa na vida, quer ser diferente dos pais, vencer de fato, mas diz, não tão explicitamente como quem a ensinou que:

não gosta de negros, de feios, de velhos, de gays, de japoneses, dos que vivem nos subúrbios ou de tudo que lhe parece estranho ou diferente.

Deitado no divã, escuto que "do pai, herdamos o pior".

E pior ainda: quem falou foi um moço chamado Jacques Lacan.

Deve ser por isso que mudar algo e ser um pouco melhor

Dá tanto trabalho.

E, para muitos, é melhor nem tentar.

6 comentários:

Unknown disse...

Breve e intenso. Adoro!

E talvez seja "o pior" porque seja a lei. O pai é a lei. E a lei é sempre castradora... ainda que a castração seja muitas vezes útil.

Negar a herança do pai é negar a lei, o sentido, o nome.

Anônimo disse...

Boas as cenas.
Mas vamos ampliar. Herdamos o pior tanto do pai, quanto da mãe. E nossos filhos vão herdar o pior de nós. O melhor é criar, durante a vida, o bom em nós.

parabéns! :)

LP Camisasca disse...

Tio, adorei o post.

Acho que o mais ironico pra mim é passar anos fugindo do que veio do pai e da mae, e mais tantos anos descobrindo que justamente o que ficou dos velhos é o que de mais bonito tenho. A partir daí é fácil! Conforme disse o Rui, é só criar... brincando com os defeitos que nos vieram sem permissao, e aproveitando aquilo que veio de bom.

Braçao

Anônimo disse...

Roger:

As inspirações para o texto me parecem familiares.Muito bom.

Roger.

Anônimo disse...

Será que nós sabemos exatamente o que é "pior" em nossoa Pais.Pois, o que pode ser em nosso ponto de vista pior - não só para nós, mas também para eles- pode ser o "melhor". não é o que eles sempre dizem que querem o melhor para seus filhos.Acho que devemos todos respeitar as diferenças entre Pais e filhos, pois como disse minha mãe uma certa vez quando fui questiona-lá em um ato:Eu fiz esta opção de vida para mim.Portanto me respeite. A partir daí passei a vê-la com outros olhos.Como um ser humano igual a todos.Com suas maneiras, crenças,que sente dor, que erra, que acerta,e etc.Cabe a nós procurarmos ser cada dia melhores no que fazemos,termos autocrítica e respeitarmos nossos Pais com suas diferenças (até porque os tempos são outros)e buscar nos preparar para quando chegar a nossa vez de sermos observados e avaliados por nosso filhos.Lembrem-se o que e certo para eles pode ser errado para nós.
Bom Med, Acho que é isso.
Saudades!
Abraço,
Alex.

Anônimo disse...

Será que nós sabemos exatamente o que é "pior" em nossoa Pais.Pois, o que pode ser em nosso ponto de vista pior - não só para nós, mas também para eles- pode ser o "melhor". não é o que eles sempre dizem que querem o melhor para seus filhos.Acho que devemos todos respeitar as diferenças entre Pais e filhos, pois como disse minha mãe uma certa vez quando fui questiona-lá em um ato:Eu fiz esta opção de vida para mim.Portanto me respeite. A partir daí passei a vê-la com outros olhos.Como um ser humano igual a todos.Com suas maneiras, crenças,que sente dor, que erra, que acerta,e etc.Cabe a nós procurarmos ser cada dia melhores no que fazemos,termos autocrítica e respeitarmos nossos Pais com suas diferenças (até porque os tempos são outros)e buscar nos preparar para quando chegar a nossa vez de sermos observados e avaliados por nosso filhos.Lembrem-se o que e certo para eles pode ser errado para nós.
Bom Med, Acho que é isso.
Saudades!
Abraço,
Alex.