segunda-feira, 9 de junho de 2008

Vou

Mãe,


Estou indo.

Vou me afastar um pouco de ti.

Vou morar na capital.

Vou deixar a barra da sua saia.

E enfrentar outras.


Não vou ter sua superproteção.

Você não vai fazer meu prato no almoço.

Você não vai defender o pedaço do frango que eu gosto.

Nem colocar meus irmãos que me bateram de castigo.

Não vou andar na cidade agarrado a você.

Fazer os seus programas.

Suas compras.

Nem vou ganhar o picolé que eu mais gosto por causa disso.


Mãe, eu vou.

Mas eu vou voltar sempre.

Sempre aparecer por aqui.

Você vai lá também.


E aí vou te passar meus longos relatórios.

Minhas notas de escola.

Minhas vitórias no vôlei.

Tentar falar de alguma derrota,

Alguma falha

Que você não vai aceitar

E mudar de assunto

E não enxergar

E continuar me achando perfeito

Caçula

Me protegendo mais e mais

Achando que eu não dou trabalho, nunca

Nem quando eu apronto

Quando sumo

Quando não dou notícias

Quando trago meus cigarros

E com a fumaça indico que há fogo


É tanto tempo junto

Tanta coisa dividida

Uma grande simbiose

E mesmo assim a gente sabe

Que há a hora dela ser desfeita

Qua há a sua hora sem mim

E a minha sem você


Sabemos que é difícil

Mas a gente consegue


Você me ensinou muito

E agora é a hora de eu ir atrás do meu mundo

Para trazer um tanto de coisas novas para te contar


Vou lá mãe

Está na hora

O ônibus vai passar na cidade

Não tem ninguém de carro para me levar

Caminhe comigo até o mata-burro

A gente vai olhar para as árvores

E querer abraçá-las

Vai gostar de sentir o cheiro da nossa terra

Do lugar em que construímos muito juntos

Um mundo

Vamos dar um grande abraço

Um beijo

Uma bênção

E você vai me soltar no mundo



Já tenho idade:

12 anos

Quase 13

E quem sabe eu não me transformo

Num grande homem?



Parabéns para a minha mãe Léia, que hoje faz 80 anos e que não vou vê-la.
Ela fez uma coisa que eu adoro fazer também:
Fugiu, vazou, foi passear.

Beijo, mãe.
Penso em você hoje o dia todo.
A gente está juntinho.

Do seu,

Medinho

12 comentários:

Juliana Sampaio disse...

Ai. Essa cartinha aí do começo ganha todo um novo sentido depois que a gente tem filho. Doeu aqui (apesar da sua previsão final ter se concretizado com louvor). Um superbeijo pra Dona Léia.

Bel disse...

Dona Léia, Feliz Ano Novo!
Seu filho é um artista de mãos, olhos e coração cheios. Cheios de vida bem vivida, de amores repartidos, mas por isso mesmo, sentidos.
Vida eterna, Dona Léia.Que assim sempre seja.
Um beijo meu, aos dois.
Bel.

Anônimo disse...

"Quem sai aos seus não degenera"...expressão conhecida e muitas vezes cheia de razão.
Tenho certeza que você tem muito de sua mãe e nem percebe.
Esta vontade de viver a e na liberdade, vê-se que é comum aos dois. Tanto é que ela o deixou "partir bem cedo" de debaixo de suas asas super poderosas.E olhe que para os filhos estas asas realmente têm poder.
Isto não é pra qualquer pessoa; não é pra qualquer mãe.
Abraços.

Rosa.

Anônimo disse...

Muito emocionante. Lembrei de minha mãe, da minha infância, de coisas que tbm passei e que foram assim mesmo.
Parabéns pela poesia, pela declaração .
Parabéns Dona Léia.

Anônimo disse...

PERFEITO COMO SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!

Ahmed Hamdan disse...

Será que a D.Léia leu? Será que os filhos e netos dela leram? Tive apenas uma notícia por e-mail. Agradeço as mensagens de carinho por ela. E por mim.

Rebecca M. disse...

Delícia das delícias!

Eu saí um pouco mais tarde de casa, com uns 16, mas até hoje lembro do frio na barriga...

Anônimo disse...

Claro que li

Je lis.

J'ai amé!

Lis.

Anônimo disse...

Roger.
Li e chorei. Li ou chorei.Reli.Rechorei.
Ai Med.

Anônimo disse...

Ahmed
Que lindo o texto, eu também já fui, já voltei, já fui e voltei de novo......mas vejo que estou precisando ir de novo....essa superproteção, ainda eu sendo o filho único não é saúdavel para o meu crescimento.....mas ao mesmo tempo por ser o único as saídas são mais difíceis .....Fábio Perches
Abraços

Anônimo disse...

Parabéns Dona Léia
Felicidades, muita paz e saúde
Abraços
Fábio Perches

Ahmed Hamdan disse...

Acho que D. Léia não deve ter lido os comments, mas deveria. Legal Fábio: "vamos decolar pra sempre!" Muito bacana vc estreiar aqui nos comments.